quarta-feira, 22 de abril de 2009

Desabafo de um alien



Alien, alienígena, estrangeiro, ser de outro planeta.
Passei um tempo em São Paulo. Na Capital tive contato com pessoas, tribos e sons os quais trago até hoje boas recordações e o gosto típico de uma fase, de uma era.
Aqui no interior sempre tive dificuldade em achar alguém que curtisse o mesmo estilo. Sons como: David Bowie, INXS, U2, Peter Gabriel, Talking heads, The Police, Queen, Depeche Mode, Nina Simone, etc... são conhecidos por poucos.
Era sempre engraçado e triste ao mesmo tempo ver a reação das garotas que convidava para dar umas “voltas”. No momento em que elas entravam no fusca bege (companheiro de grandes aventuras) e torciam a cara quando colocava algum dos meus “sons”. Foi difícil no começo, mas descobri que, dentre os variados CD’s que trazia em meu porta luvas, um deles, ao menos, elas gostavam: Roxette.
Sempre fiel ao meu estilo, nunca me permiti ter sons contrários ao meu gosto, ainda que a turba exigisse sempre sons como Leandro e Leonardo, Rick e Renner, Raça negra e coisas afins. Nada contra quem gosta, apenas não curto.
Muito tempo se passou... casamento, filho, separação, casamento de novo, filho de novo e mais uma separação. Voltar a sair. Baladas. Novos passeios. Gente nova.
Foi em um desses passeios que mais uma vez tive a estranha sensação que não sentia há muito tempo. Depois da “balada” um convite para carona. Garota no carro.
– Deixa eu ver seus CD’s! – Diz a garota
– Claro!
– Nossa... não conheço nada que tem aqui. Você não tem João Bosco e Vinicius?
Meu coração disparou. Soltei aquele: – Ham?! – para dar tempo de raciocinar e aceitar a sorte grande que me batia a porta.
– Sim, João Bosco e Vinicius. Você tem?
– Puxa, eu tenho sim, mas nem carrego no carro, pois nunca achei alguém que gostasse de ouvir.
– Sério?! Nossa, não sei como pode ter pessoas que não gostam deles.
– Verdade! – Concordei feliz. – Na verdade devo ter alguma coisa do João Bosco aqui sim, mas uma ou duas músicas. Agora sou franco em dizer que do Vinicius não tenho nada cantado por ele.
– Eu não sabia que eles cantaram separados antes do sucesso.
– Eu que não sabia que o João Bosco havia feito parceria com o Vinicius antes desse falecer, sabia que ele tinha feito parceria com o Toquinho.
– Falecer?!
– Sim, o Vinicius.
– Nossa! Quando isso?!
– Agora me pegou, mas faz tempo. Muito tempo.
– Ah, impossível. Eu fiquei sabendo de um show dos dois no final de semana passado.
– O quê?! Na Tv? Pode ser gravação. Na TV Cultura sempre passa umas gravações do Toquinho com o Vinicius.
– Não, não, em Curitiba fizeram um Show e até gravaram um DVD.
Fiquei atônito. Senti-me muito mal. A alegria de outrora o desespero de agora. Primeiro porque minha total ignorância em nunca ter imaginado que o João Bosco pudesse ter feito parceria com o grande Vinicius de Moraes e segundo por ter que explicar para a garota, que havia conquistado todo meu respeito por ter um gosto tão refinado, que o Vinicius já não fazia mais parte deste mundo quando ela era ainda uma criança! Até que ela me perguntou:
– Quem é esse Toquinho?
Então, por alguns segundos, fiquei refletindo como poderia uma fã do Vinicius e do João Bosco nunca ter ouvido falar do Toquinho.
– O Toquinho!!! “Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo...” – cantarolei para completar meu estilo alien de ser.
– Nossa, num sei.
Então o mundo desabou em minha cabeça e comecei a compreender o quanto sou ignorante e desinformado musicalmente falando. As coisas começaram a clarear em minha mente e, para confirmar, solicitei que cantasse um trecho de uma música dos dois.
– “Não era pra você se apaixonar. Era só pra gente ficar, Eu te avisei Meu bem eu te avisei.”

– Ah... Ta... – Respondi desolado, humilhado por minha própria ignorância, sem saber se deveria ou não continuar dizendo que os conhecia mas que realmente o Vinicius estava vivo ou se revelava que sou um cara desinformado, antiquado, alienígena.
Preferi revelar minha confusão. Vai que ela me pede para cantar junto com ela alguma música dos dois.
Continuamos a noite, obviamente sem João Bosco e Vinicius e sem eu mostrar o que tinha do João Bosco também, afinal ela poderia descobrir que sou um alien ao ouvir Papel Machê, Das dores do oratório e não querer mais ficar comigo. Depois de ouvir mais alguns trechos do João Bosco e Vinicius (os dela), agradeci mentalmente por ser um alien, porém, infelizmente hoje sei quem são João Bosco & Vinicius (os dela), mas ela continua sem saber quem são João Bosco e Vinicius (os meus).

Nenhum comentário: